terça-feira, 25 de agosto de 2009

CASTRO DAIRE - Um concelho a visitar.

--- Este ano as férias foram muito curtas, uma semanita à procura do descanso.
Procurei a calma, a natureza e a tranquilidade das praias fluviais e a beleza das serras, para tal desloquei-me a um concelho que julgava conhecer bem, puro engano.
Assentei arraiais na Aldeia da água - Termas do Carvalhal, um local calmo, onde se respira tranquilidade, ali existe o posto de informação turística, que te dá a conhecer vários roteiros nos concelhos limite, Castro Daire - Arouca - São Pedro do Sul, tens ainda a rota dos rios (Paiva e Teixeira, são os mais belos e menos poluídos).
A minha esperança era fazer todas as rotas, impossível, os filhotes queriam banhar-se nas imensas praias naturais e fluviais ali existentes e de rara beleza, como tal havia que lhes dar toda a atenção do mundo, afinal, eles são o melhor da minha vida.
Como vou com alguma frequência para aquela zona do país, de futuro farei todas as rotas, desta vez, fiz a do Concelho de Castro Daire, andando sempre pela serra de modo a ver as aldeias serranas, os animais em liberdade e toda a beleza natural, quer em fauna, quer em vida animal que só este ambiente nos oferece: Neste local, deparaste com paisagens magnificas, imensas ermidas e igrejas, museus etnográficos, aldeias em xisto e destinos lindos, do mais rural que existe no país, culminando o passeio na aldeia das levadas, mais conhecida por aldeia fantasma, uma vez que não possui qualquer habitante e onde te podes sentar tranquilamente e ouvir todos os sons que a natureza te oferece, desde o barulho de animais, ao som do vento, fantástico.























12 comentários:

  1. Amigo Jotas

    que paisagens maravilhosas, é em locais como esses que nós nos sentimos fortalecidos perante a grandeza de Deus, eu conheço Castro Daire, tem praias fluviais fantasticas, e o silencio e a calma da aldeias me faz muito bem
    obrigado por nos presenteares com estas fotos lindissimas, tiradas pela mão de um artista como tu se tornam ainda mais belas são de uma sensibilidade enorme
    parabens meu amigo

    um beijinho de enorme admiração e respeito
    ..

    ResponderEliminar
  2. Jotas, bela escolha. Apesar de não conhecer muito bem Castro de Aire sei das belezas que se escondem, principalmente na Serra de Montemuro que abrange também Cinfães, Arouca e Resende. Não percebi o nome da aldeia "fantasma". É "aldeia das levadas"?

    ResponderEliminar
  3. Muito obrigado pelo seu elogio, eu também aprecio,e muito, o seu blogue, tenho-o visitado regularmente. A Natureza, é um dos meus amores, sobretudo o Gerês, pelo que ainda tem de intocado...
    Vítor Santos

    ResponderEliminar
  4. Sim, aldeias das levadas, fica já perto da serra de montemuro.

    ResponderEliminar
  5. Boas fotografias de um verdadeiro templo natural para umas férias descansadas.
    Abraço

    ResponderEliminar
  6. Olá
    Obrigada pela visita ao meu cantinho
    Como já nos habitaste...
    lindas fotos.
    um beijinho grande

    ResponderEliminar
  7. Coisa mais linda. :D essas lagoas são lindas!

    ResponderEliminar
  8. Jotas,

    Já fiz o artigo da Aldeia, graças a ti. Espero que gostes. Quando for lá, espero ter mais informação.

    ResponderEliminar
  9. Só pelas fotos que sítio maravilhoso para passar as férias! Continuo sem perceber porquê que as pessoas preferem passar férias a torrar ao sol num num metro quadrado de areia, quando Portugal tem locais tão bonitos e tão sossegados para descançar :)

    ResponderEliminar
  10. Desde mis --- HORAS ROTAS ---

    y --- AULA DE PAZ ----

    TE SIGO ALMA GEMEA



    . comparto tu blog

    con un fuerte abrazo y

    Saludos cordiales de amistad:




    afectuosamente :
    ALMA GEMEA





    jose

    ramon…

    ResponderEliminar
  11. cara, exuberantes paisagens e vistas. muito bom mesmo. excelente blog. As férias são tempos em que temos que nos reconstruir para pensar o que vem pela frente e descansar para recarregar as pilhas para um bnovo ano. A nossa saúde depende desse descanso. E nada melhor que num paraíso como esse. Depois, se der me diga lá no MFC, sua opinião sobre segredos e lendas do Rock and Roll, ok? abraços, leandro

    ResponderEliminar