segunda-feira, 2 de março de 2009

UMA IDA À SERRA DA ESTRELA

Peço desde já desculpa aos meus caros amigos e visitantes deste espaço, pelo esquecimento e pela ausência, num entanto, devo ressalvar, que a actividade deste cantinho, vai flutuando consoante a inspiração, ou consoante alguns passeios que vou dando.
A esse propósito, hoje venho aqui partilhar convosco uma passeio com uns amigos à Serra da Estrela e por conseguinte ao Restaurante " O Albertino", que fica numa aldeia de nome Folgosinho, perto de Gouveia, que para quem não sabe, é a terra onde nasceu Viriato.
Este restaurante, faz parte do roteiro gastronómico da Serra e é fabuloso. Aqui fica a ementa, que é sempre a mesma: Pelo preço de 13€ por pessoa, bebidas incluídas, o "Albertino", oferece-nos, como entradas uma morcela e chouriço assado, acompanhado de um belo queijinho da serra, depois, bom, aquilo é demais, chegam os 5 pratos, começa com uma cabidela de coelho, seguido de feijoada de javali, leitão, cabrito assado e vitela assada, depois chegam as sobremesas, arroz doce, leite creme e doce de abóbora com requeijão, tudo caseirinho um verdadeiro regalo. Ao fim disto, pagas os 13€ e desces ao balcão, lá tens 2 garrafas de bagaço de frutos da serra, um amarelado e outro incolor e o teu café, e não pagas mais nada, está tudo incluído, fantástico não é? Pois, fica por saber se o pretexto foi ir ao Albertino ou à Serra da Estrela.
Foi um dia maravilhoso, primeiro porque adoro montanha e a sua paisagem, as suas energias e a natureza para contemplar, fazem-me sentir mais próximo de Deus, olhar à minha volta e ver a imensidão que me rodeia no meio de nada, faz com que a minha alma se eleve a um patamar inatingível no burgo.
A serra estava linda, com muita neve a partir dos 1300 metros, mas não tanta que me impedisse de ver a magnífica coloração das suas pedras e plantas, arrisco-me mesmo a dizer, que a apanhei na sua mais bela fase, enquanto circulava a água, essa, escorria pelas enormes pedras, numa imagem digna de ser captada.
È de facto maravilhoso contemplar tal cenário, com o radioso sol que estava, logo eu, que adoro clicar na minha maquinazita fotográfica, para que a memória visual não se apague, daí e por gostar de partilhar este prazer, que muitas emoções revelam, deixo aqui algumas fotografias, das belíssimas imagens com que a minha imaginação pode voar.
Serve este post também para homenagear uma amiga do coração, uma amiga que não conheço visualmente, mas que sinto no coração, pelo que mostra ser no que escreve, pela pureza e beleza dos seus sentimentos, mas principalmente por ser uma campeã e uma vencedora, que inala energias positivas que a erguem bem lá no alto, a quem chamo de a nossa MARGARIDA, nossa, porque tudo que ela partilha, se transforma em um pouco de nós, nossa, pela beleza da sua alma, fiel à sua imagem, fiel às suas ideias, enfim aquilo que é uma amiga de todos nós. Um beijinho campeã.

2 comentários:

  1. Obrigado Jotas

    Tambem te considero um grande amigo, e prometo que no proximo encontro entre benfiquistas serás convidado a participar se essa for a tua vontade, e assim nos poderemos conhecer pessoalmente.
    Obrigado meu amigo um grande beijinho
    ..

    ResponderEliminar
  2. Olá amigo, com que então foste lá pós meus lados...Apesar de eu ter nascido do outro lado da Serra (vertente nascente)também conheço bem o outro lado, desde Sabugueiro (onde para mim tem o melhor queijo da serra), S. Romão, Seia e Melo (até tem o meu nome). Folgosinho já lá passei mas nunca parei, mas fica a dica do "Albertino". Abraços.

    ResponderEliminar