quarta-feira, 18 de março de 2009

AQUÁRIOFÍLIA - Uma fantástica descoberta.

Como já sabem, sou um amante da fotografia, um dos meus hobbies preferidos. É mesmo das melhores sensações que tenho, o facto de agarrar na minha modesta maquina fotográfica e partir por aí, em busca de paisagens de vilas medievais, monumentos ou animais, que é aquilo que mais gosto de fotografar.
Mas outra das minhas enormes paixões, é a aquariofília, gosto por 2 razões, porque é extremamente relaxante, e porque num aquário, posso recriar um habitat natural para os peixes, quer na fauna, quer na flora.
Depois, de criar um biótipo, é muito gratificante verificar o bem estar dos peixes ali presentes e a sua procriação, o que em algumas espécies, acontece com relativa facilidade, desde que as condições criadas, sejam as adequadas.
Tive dois aquários pequenos, um com vivíparos (espadas, platies, mollys, guppies), que é aconselhado para quem inicia. Estes procriam muito facilmente, embora não seja muito fascinante, já que os recém nascidos, são praticamente lançados ao abandono e muitas vezes comidos pelos próprios progenitores, daí usar um pequeno recipiente plástico(maternidade), para que eles se desenvolvam. O outro aquário era com ciclídeos da América do Sul, muito mais aliciante e onde podes fazer um biótipo muito mais engraçado,embora devas ter cuidado para colocar peixes compatíveis e que não se confrontem uns com os outros.
Gosto dos aquários assim, comunitários, ou seja, com várias espécies.
Mas agora tenho apenas um, com cerca de 1metro de comprido, por 45cm de altura, com ciclídeos e ananbatídeos (Gouramis, barbos, olho de fogo, botias e muitos neons). O aquário ainda não está composto como quero, falta torná-lo mais plantado, mas por ter apenas 3 meses e só agora ter completado o necessário ciclo do azoto, as coisas vão-se fazendo aos poucos, pois é assim que se vive a aquáriofilia.
É de facto um mundo aliciante, mas para começar há que ter muito cuidado e controlar a ansiedade, pois para criar um mundo confortável para os peixes, não é chegar ali, encher o aquário com água e colocar os peixes lá dentro, a coisa deve ser feita lentamente, com introdução lenta e espaçada dos peixes, sob pena de não deixares o ciclo do azoto funcionar e deixares elevar os níveis de nitritos e nitratos, que são um veneno para os mesmos.
Antes de pensares fazer um aquário informa-te com alguma leitura e com lojas especializadas (não aquelas de centro comercial), para que o agente da loja, te oriente convenientemente nessa tua nova aventura, para que a montagem corra bem. Experimenta, é de facto gratificante, relaxante e aliciante este hobbie.

2 comentários:

  1. ola Jotas
    vir aqui a este teu cantinho faz-me muito bem, pelas palavras maravilhosas que escreves, pelas belas fotografias de locais que me fazem lembrar o Paraíso, saio daqui com a alma mais leve, e com uma sensação de bem estar, obrigado por partilhares estas maravilhas

    beijinhos de carinho
    ..

    ResponderEliminar
  2. Vim visitar o teu espaço, obrigado pela tua visita e comentário.Eu como já sabes sou do Benfica e tenho muita paixão pelo clube e gosto especialmente das casas.Tal como tu também tenho interesse na aquáriofilia, agora menos pois só tenho um aquário com algumas zebras e escalares, mas já tive vários mas já não tenho muita disponibilidade e agora perco muito tempo com o computador e as fotografias que gosto muito.Um abraço

    ResponderEliminar