--- Num dos muito passeios que fiz, descobri ocasionalmente uma fantástica rota, que nos conduz aos primórdios da nossa história, refiro-me à Rota dos 20 Castelos, a qual integra os castelos que se situam à volta da Serra da Estrela. Dela fazem parte os castelos de Linhares, Celorico da Beira, Trancoso, Castelo Rodrigo, Pinhel, Almeida, Castelo Bom, Castelo Mendo, Vilar Maior, Alfaiates, Sabugal, Sortelha, Porta de Sequeiros, Guarda, Belmonte, Penamacor, Penha Garcia, Monsanto, Castelo Novo e Avô.
--- Será com toda a certeza complicado numa escapadela de fim de semana, percorreres todos estes quilómetros carregados de história, por isso, convém fazer opções e conhecer este mundo único e muito nosso de forma fraseada, escolhendo para isso o teu próprio percurso, foi o que eu fiz.
---Assim, permitam-me a sugestão para um fim de semana em beleza, que te fará recuar no tempo e embrenhares-te na nossa época medieval.
--- Como disse anteriormente, descobri esta rota ocasionalmente, passeava na Serra da Estrela e falaram-me em Sortelha, o que me despertou toda a curiosidade, na sua entrada, estava afixado o mapa desta maravilhosa rota, fiz a minha selecção e aqui fica o meu belo e magnifico trajecto.
Sortelha, Foi vila e sede de concelho de entre 1288 e 1855, hoje pertence ao Concelho do sabugal. Vila fortificada, com a aldeia embrenhada no meio das suas fantásticas muralhas, com o seu castelo como imagem de marca, é de facto marcante descobrir os seus encantos. de Sortelha, segui em direcção a Almeida, com a sua fortificação em estrela e as portas de São Francisco, que marcam a entrada no seio da Vila, mais um lugar espantoso, depois prego a fundo e Castelo Rodrigo, com 469 habitantes, esta vila que também já foi concelho, caracteriza-se pelas suas cores e a beleza do local onde se encontra, a igreja e o convento de Santa Maria de Aguiar, são alguns dos muitos locais a visitar, para além das suas muralhas e castelo, estamos a falar de vilas medievais, as quais estão envoltas em muralhas, com populações eminentemente rurais. De seguida Linhares da Beira, fundada em 1169, hoje capital do para pente, devido aos seus bons ventos, ao contrário de todos os outros locais que vos falei, Linhares, encontra-se fora do seu castelo, construído, pasme-se, em 1291, o qual, está num fantástico estado de conservação e é de uma beleza fantástica. Sugere-se um passeio a pé pela aldeia, cujas estradas e caminhos, estão cheias de marcas da colonização romana. Terminei em Trancoso, terra de Bandarra, escritor e sapateiro , uma bela cidade, cujo o seu centro histórico, fica no interior das portas de Trancoso, com o seu fantástico castelo bem no alto, aconselha-se uma ampla caminhada pelo seu interior, visitando as belas igrejas de Santa Maria e São Pedro, a casa dos arcos e a casa do gato preto, um curioso edifício do antigo bairro judaico. Os seus traços medievais, mantêm-se intactos e de uma beleza formidável, é como andar atrás no tempo.
Ao viajar por estes locais, convém sempre lembrar, para que se sinta esta viagem como um recuo na época, que toda esta imensidão de vila medievais, tinham funções eminentemente defensivas de vigilância e protecção das populações e território português (algo visível na arquitectura militar de montanha que possuem), estes castelos representaram um papel fundamental na nossa história ajudando a definir não apenas as fronteiras, mas também a cultura e modo de vida da população.
Aqui ficam algumas fotos destes locais:
SORTELHA
ALMEIDACASTELO RODRIGOLINHARES DA BEIRATRANCOSO