terça-feira, 31 de março de 2009

Visita ao Oceanário - Uma viagem ao fundo do mar.

---Estava um dia de sol, os meus filhos de férias e eu, mais a minha mais que tudo, resolvemos dar uma passeio e nada melhor que ir ate ao Oceanário de Lisboa.
É uma autêntica viagem ao fundo dos oceanos, com peixes maravilhosos, imagens radiosas e claro está, a minha máquina fotográfica, sempre a clicar. Como não se pode usar flash, tentei fotografar em locais de maior luminosidade e captei imagens fantásticas, as quais vou partilhar convosco.
Gosto especialmente da foto do Peixe - Lua e a da Estrela do Mar e tu?
Espero que também gostem desta pequena viagem: Carrega nas fotos para ampliar.




Mais fotos, no post em baixo:

FOTOS DA VISITA AO OCEANÁRIO

Mais Fotografias desta visita, espero que gostem











quinta-feira, 19 de março de 2009

O PROMETIDO É DEVIDO - Em Abril lá estarei amiga.

Quando nós sentimos que gostamos das pessoas, sentimos carinho, Amizade, apreciamos a sua força e perseverança, nos seus momentos mais difíceis, sentimos-nos também imbuídos de um espírito de partilha, solidariedade e empenho, em dentro das nossas muitas limitações e até com um certo sentimento de impotência, dar o nosso contributo de forma a ajudar a minimizar os seus momentos de dor, mas que vão sendo ultrapassados com uma força e uma coragem que sinceramente chega a impressionar.
De facto, julgo que nós, ser humano, que tanto tempo vamos perdendo em quezílias mesquinhas, nos verdadeiros momentos, vamos buscar essa força e essa coragem, ao mais intimo do nosso ser, acabamos afinal por verificar, que temos muito mais, do que aquilo que por vezes julgamos.
Nesses momentos, a família, os amigos, são imprescindíveis, mas mais imprescindível é ainda, aquele nosso Amigo invisível que por vezes tão maltratamos, ou pior ainda ignoramos.
Ele é tão grande na sua fé e na sua Paixão que não se importa e quando nos lembramos Dele, apelamos ao seu amor, à sua compaixão e lhe pedimos a força que julgamos já não ter, a verdade é que Ele responde sempre e prontamente sim.
Vem isto a propósito de uma Promessa feita a uma amiga, a tal, que não conheço pessoalmente, mas de cuja Amizade, já não tenho dúvidas.
Infelizmente minha amiga, ainda não pude cumprir o que te prometi, era para ir lá hoje,mas ontem, numa futebolada, acabei por me magoar e fazer um entorse, nada de especial, muito gelo, 15 dias com muletas e no meio do próximo mês, estarei pronto para outra e depois sim, cumprirei o o prometido.
Prometi-lhe ir à minha mágica Sintra, e bem lá no alto, na Peninha, na linda e relaxante localidade de Azenhas do Mar, apelar para que ela vença.
Mas devido à minha impossibilidade, reflecti em casa, aproveitei e lembrei-me das outras imensas guerreiras que lutam com uma coragem inigualável, as Cristinas, as Fátimas, as Marias, e tantos e tantos outros nomes, estou certo que Ele escutou, estou certo que nos Seu coração, Elas também estão presentes.
Às imensas guerreiras e guerreiros deste Mundo um grande abraço de força, carinho e fé e a ti MAGUIE, uma mão amiga, que estará sempre presente pela Alma, a gémea.

quarta-feira, 18 de março de 2009

AQUÁRIOFÍLIA - Uma fantástica descoberta.

Como já sabem, sou um amante da fotografia, um dos meus hobbies preferidos. É mesmo das melhores sensações que tenho, o facto de agarrar na minha modesta maquina fotográfica e partir por aí, em busca de paisagens de vilas medievais, monumentos ou animais, que é aquilo que mais gosto de fotografar.
Mas outra das minhas enormes paixões, é a aquariofília, gosto por 2 razões, porque é extremamente relaxante, e porque num aquário, posso recriar um habitat natural para os peixes, quer na fauna, quer na flora.
Depois, de criar um biótipo, é muito gratificante verificar o bem estar dos peixes ali presentes e a sua procriação, o que em algumas espécies, acontece com relativa facilidade, desde que as condições criadas, sejam as adequadas.
Tive dois aquários pequenos, um com vivíparos (espadas, platies, mollys, guppies), que é aconselhado para quem inicia. Estes procriam muito facilmente, embora não seja muito fascinante, já que os recém nascidos, são praticamente lançados ao abandono e muitas vezes comidos pelos próprios progenitores, daí usar um pequeno recipiente plástico(maternidade), para que eles se desenvolvam. O outro aquário era com ciclídeos da América do Sul, muito mais aliciante e onde podes fazer um biótipo muito mais engraçado,embora devas ter cuidado para colocar peixes compatíveis e que não se confrontem uns com os outros.
Gosto dos aquários assim, comunitários, ou seja, com várias espécies.
Mas agora tenho apenas um, com cerca de 1metro de comprido, por 45cm de altura, com ciclídeos e ananbatídeos (Gouramis, barbos, olho de fogo, botias e muitos neons). O aquário ainda não está composto como quero, falta torná-lo mais plantado, mas por ter apenas 3 meses e só agora ter completado o necessário ciclo do azoto, as coisas vão-se fazendo aos poucos, pois é assim que se vive a aquáriofilia.
É de facto um mundo aliciante, mas para começar há que ter muito cuidado e controlar a ansiedade, pois para criar um mundo confortável para os peixes, não é chegar ali, encher o aquário com água e colocar os peixes lá dentro, a coisa deve ser feita lentamente, com introdução lenta e espaçada dos peixes, sob pena de não deixares o ciclo do azoto funcionar e deixares elevar os níveis de nitritos e nitratos, que são um veneno para os mesmos.
Antes de pensares fazer um aquário informa-te com alguma leitura e com lojas especializadas (não aquelas de centro comercial), para que o agente da loja, te oriente convenientemente nessa tua nova aventura, para que a montagem corra bem. Experimenta, é de facto gratificante, relaxante e aliciante este hobbie.

sexta-feira, 13 de março de 2009

DIFICIL SER EU - NUMA SOCIEDADE DE IMPOSIÇÃO

Julgo que todos nós, nos revoltamos um pouco, por vivermos numa sociedade que nos impõe regras, marimbando-se para a nossa opinião, que nos inibe se sermos nós, de nos atrofiar a alma, por receio da censura, de não fazer isto ou aquilo, porque parece mal, mesmo que nos apeteça muito fazê-lo.
O que escrevi, retrata se calhar,aquilo que por vezes todos sentimos nesta vida em sociedade, em que por vezes nos queremos libertar, dar asas à nossa imaginação, conversar sobre coisas que não falamos por medo do que os outros possam pensar. Num entanto às vezes é preciso dizer basta, quem é amigo e gosta de nós, tem de nos ouvir e perceber, se nós somos amigos, não podemos ter receio daquilo que os outros possam pensar, é importante fazer o que pensamos e sentimos, com nossa mulher ou marido, com os nossos amigos e porque não, com a sociedade em geral:
Sinto o vazio imenso
de uma mágoa que tarda em passar.
Sem ódios ou rancores
da vida por preencher,
sinto que não sou eu
aquele que vive sem vida,
que foge em cada esquina,
por receio ou cobardia não sei,
sei apenas que fujo sem saber
se me aceitas ou não.

Temo não ser aceite por recusar as tua regras,
refugio-me numa máscara enfadonha
sem vergonha eu sei, mas apenas quero viver.
As tuas regras não são minhas,
vivo apenas obrigado por elas,
sem demoras e sem recusa,
consumido pelas chamas que te envolvem.

Ou vida que me obrigas a ser assim
triste e desiludido,
porque me obrigam tristes seres
a viver neste labirinto de emoções,
a prender o meu coração
que lamenta esta solidão
de um caminho sem compaixão.

Este coração que quer explodir,
pronto a dizer não ao que é imposto,
que se quer soltar, mas não tem companhia,
que grita bem alto
mas ninguém o ouve,
o socorro não chega
a solidão aumenta,
sem esperança, é verdade,
mas crente.

Crente que um dia, o sol se vai abrir
entre as negras nuvens,
que os rios vão correr sem mágoa.
para que um dia possa ser eu,
sem recusa ou expulso pela ignorância,
por apenas querer ser quem sou,
são e sem loucura,
partir sem pudor para a liberdade que me vai curar
desta enorme aventura que é mostrar o meu ser,
mas sei, que um dia vou vencer.

sexta-feira, 6 de março de 2009

A FORÇA DA FÉ.

Quando reparamos que alguém que sentimos conhecer, mesmo sem a ver, ou sem nunca ter estado na sua presença, passa por uma fase complicada da sua vida, sofremos um pouco com ela, daí dedicar-lhe umas poucas palavras.


Sinto a tua força, que é imensa,
lá no alto, busco a palavra precisa.
Partilho essa crença
de vencer o mal que não avisa.

Subo onde Ele está mais perto,
em busca de uma simples promessa,
com as ideias num deserto
a resposta vem depressa.

A vontade faz a força
que a fé torna inabalável,
espero ansioso que ele ouça,
o apelo do fim da dor indisfarçável

A sua voz de ternura
tranquiliza o coração,
a amiga palavra perdura
nos momentos de emoção.

Lá bem no alto da minha montanha
sinto as preces atendidas
no fim de dor tamanha
sinto as batalhas vencidas.

Confia Nele, que Ele confia em ti, com um beijo tranquilo e de paz, para uma pessoa maravilhosa, que vencerá a sua luta. Beijinhos Maguie...

segunda-feira, 2 de março de 2009

UMA IDA À SERRA DA ESTRELA

Peço desde já desculpa aos meus caros amigos e visitantes deste espaço, pelo esquecimento e pela ausência, num entanto, devo ressalvar, que a actividade deste cantinho, vai flutuando consoante a inspiração, ou consoante alguns passeios que vou dando.
A esse propósito, hoje venho aqui partilhar convosco uma passeio com uns amigos à Serra da Estrela e por conseguinte ao Restaurante " O Albertino", que fica numa aldeia de nome Folgosinho, perto de Gouveia, que para quem não sabe, é a terra onde nasceu Viriato.
Este restaurante, faz parte do roteiro gastronómico da Serra e é fabuloso. Aqui fica a ementa, que é sempre a mesma: Pelo preço de 13€ por pessoa, bebidas incluídas, o "Albertino", oferece-nos, como entradas uma morcela e chouriço assado, acompanhado de um belo queijinho da serra, depois, bom, aquilo é demais, chegam os 5 pratos, começa com uma cabidela de coelho, seguido de feijoada de javali, leitão, cabrito assado e vitela assada, depois chegam as sobremesas, arroz doce, leite creme e doce de abóbora com requeijão, tudo caseirinho um verdadeiro regalo. Ao fim disto, pagas os 13€ e desces ao balcão, lá tens 2 garrafas de bagaço de frutos da serra, um amarelado e outro incolor e o teu café, e não pagas mais nada, está tudo incluído, fantástico não é? Pois, fica por saber se o pretexto foi ir ao Albertino ou à Serra da Estrela.
Foi um dia maravilhoso, primeiro porque adoro montanha e a sua paisagem, as suas energias e a natureza para contemplar, fazem-me sentir mais próximo de Deus, olhar à minha volta e ver a imensidão que me rodeia no meio de nada, faz com que a minha alma se eleve a um patamar inatingível no burgo.
A serra estava linda, com muita neve a partir dos 1300 metros, mas não tanta que me impedisse de ver a magnífica coloração das suas pedras e plantas, arrisco-me mesmo a dizer, que a apanhei na sua mais bela fase, enquanto circulava a água, essa, escorria pelas enormes pedras, numa imagem digna de ser captada.
È de facto maravilhoso contemplar tal cenário, com o radioso sol que estava, logo eu, que adoro clicar na minha maquinazita fotográfica, para que a memória visual não se apague, daí e por gostar de partilhar este prazer, que muitas emoções revelam, deixo aqui algumas fotografias, das belíssimas imagens com que a minha imaginação pode voar.
Serve este post também para homenagear uma amiga do coração, uma amiga que não conheço visualmente, mas que sinto no coração, pelo que mostra ser no que escreve, pela pureza e beleza dos seus sentimentos, mas principalmente por ser uma campeã e uma vencedora, que inala energias positivas que a erguem bem lá no alto, a quem chamo de a nossa MARGARIDA, nossa, porque tudo que ela partilha, se transforma em um pouco de nós, nossa, pela beleza da sua alma, fiel à sua imagem, fiel às suas ideias, enfim aquilo que é uma amiga de todos nós. Um beijinho campeã.